domingo, 5 de abril de 2009

:: Cibercrimes II ::

.
A internet tem sido o meio de comunicação de maior privilégio, pois oferece a seus usuários a economia, velocidade e anonimato. Com ela podemos conhecer novas culturas e povos, sem nos importarmos com a distância geográfica. Mas toda essa facilidade esta tendo seu lado negativo, que são os crimes virtuais; conhecidos como Cibercrimes. Por conta da falta de identificação dos usuários, o poder judiciário tem sofrido limitações para tomar certas medidas.
.
O ciberespaço, onde ocorrem os cibercrimes, não é um local real, mas nos esquecemos disso. No entanto, os crimes acontecem com pessoas reais.
.
Todos que utilizam a rede acabam criando uma personalidade digital, deixando na internet sua impressão. O Dr. Roger Clarke escreve sobre o assunto (http://www.rogerclarke.com/).
.

Existe um perfil para os criminosos virtuais, sendo eles: Pessoas com inteligência acima da média habitual, com idade entre 15 e 35 anos, em sua maioria do sexo masculino, caucasianos, audaciosos e aventureiros. Que tem como motivação a superação de seus próprios conhecimentos assim como o sentimento de anonimato. Além dos fatores já citados, tais pessoas têm preferências por ficção científica, música, jogos de xadrez e de guerras.
.
Com relação à criação de um ordenamento jurídico específico ao cibercrime existe no senado um projeto de lei do Senador Renan Calheiros (http://www.senado.gov.br/), o que tem sido o mais específico com a determinação das praticas criminosas. Porém o advogado Alexandre Jean Daoun considera que tal projeto pode se tornar inútil em pouco tempo, por conta das diversas mudanças que ocorrem no meio virtual.
.
O poder judiciário ainda não possui o ordenamento para regularizar a situação do cibercrime, mas existem sites e instituições visando proteger os usuários da rede, alguns até mesmo do próprio governo, como é o caso da Delegacia Virtual (
http://www.delegaciavirtual.rj.gov.br/home.htm), o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (http://www.proderj.rj.gov.br/).
.
Existem sites que fazem apologia ao crime, como é o caso do site Invasão (http://www.invasao.com.br/) que possuem fóruns, dicas de como se proteger de hacker ou como se tornar um, programas espiões que podem ser baixados, cursos e até mesmo matérias sobre o mundo virtual.
.
.
Já em outro site, o Safernet, que serve de auxílio e proteção aos direitos humanos na internet (
http://www.safernet.org.br/site/) é possível fazer denúncias de crimes, acompanharem os andamentos das denúncias, terem dicas de segurança e dentre outras coisas visualizarem indicadores da criminalidade, com números comparativos. E com base em tais indicadores a listagem de ocorrência de crimes em sites de relacionamentos como o Orkut é:
  • Pornografia infantil;
  • Apologia e incitação a crimes contra a vida;
  • Neo Nazismo;
  • Racismo;
  • Intolerância religiosa;
  • Maus tratos aos animais;
  • Xenofobia e
  • Homofobia.

Para maiores informações e visualização dos indicadores é possível acessar o link: http://www.safernet.org.br/site/indicadores.


Equipe: Alan Santos, Elen Caroline, Luciana Quintão, Marcos Macambira, Diego Burquer e Michael Haase.

Um comentário:

  1. caros amigos eu como so um cidadao nao gosto de ver como tem tantos vidios q mostra o poder de fogo dos traficante e um insuto a policia motivando a violencia e se vangoliando o poder de fogo deles e se dizendo parceiros do pcc se intitula cvrl ak esta o vidios q esta sendo divugadohttp://www.youtube.com/watch?v=4aMF8OGH-Vs espero ver isso fora da internet um abraço a fora os bandidos pois bandido bom e morto

    ResponderExcluir